Cresce o consumo de café em casa durante a pandemia

Mesmo mantendo a preferência do consumidor, indústria cafeeira acredita que existe a possibilidade de crise retardar a retomada do setor

Queridinho dos brasileiros, o café segue firme na escolha dos consumidores. Mesmo com o fechamento das cafeterias em meio à pandemia do novo coronavírus, o consumo pela bebida cresceu 35% em março, de acordo com as informações da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Para o presidente da associação, Ricardo de Sousa Silveira, a alta na procura pela bebida também se deve pela corrida dos consumidores aos mercados e o crescimento nas vendas, principalmente de produtos considerados commodities, como arroz, feijão, café, açúcar e farinha.

“Essa corrida de curto prazo compensou a queda vertiginosa do consumo de café fora de casa. A expectativa para os próximos meses é de uma manutenção dos níveis, com leve redução na busca pelo produto nos pontos de venda, pois serão utilizados os estoques mantidos nas casas dos consumidores”.

O setor também registrou alta na venda de cápsula, explica Silveira. “Segundo a 2º edição do Termômetro de Consumo da consultoria global Kantar, por conta do novo cenário de isolamento social, houve um aumento de 7% no consumo de bebidas de auto preparo como cápsulas de café e chá”.

Fonte: https://publicacoes.estadao.com.br/empresasmais2019/setor/commodity/